A Paróquia

Remanso, originado da Fazenda Arraial à beira do rio São Francisco.

Da religiosidade popular brotou a construção da igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, inaugurada solenemente, em 1º de janeiro de 1894, tendo como 1º vigário o Pe. Bernardino Pereira.

O município foi elevado à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 369 em 09/08/1900.

Tivemos a graça da atuação passada dos Bispos Diocesanos: Dom Thomas Murphy, um pai espiritual que alimentou a nossa fé, despertou lideranças mais humanas e fraternas e Dom José Rodrigues de Souza - O Bispo dos exluídos. Aquele que, na área social, despertou em nós uma fé comprometida, priozando os irmãos mais empobrecidos.

Atualmente contamos com o dinamismo pastoral e administrativo de Dom José Geraldo da Cruz - O Bispo do Jubileu!

Hoje, a nossa Paróquia, pela proteção maternal de sua padroeira; pela liderança dinâmica, acolhedora e fraterna do seu pároco, Pe. José Benedito Rosa e do seu irmão amigo Pe. Edmundo Mccall e pela fé madura e atuante dos paroquianos remansenses, está comprometida com diversas Pastorais, Movimentos e  Grupos sócios religiosos na sede e no interior.

Celebramos juntos o jubileu da nossa Diocese com alegria e fervor!

Igreja Matriz da Velha Remanso

Igreja Matriz da Nova Remanso